Friday 23 December 2011

TOP LIVROS 2011

Eu tenho andado beeem relapsa com o blog. Ando meio cansada de postar coisa ruim e depressiva, no entanto a alegria me soa um pouco como "falsa ostentação". Por esse motivo, resolvi fazer um TOP LIVROS 2011... não sei quantos entrarão para a lista, porque li muita coisa esse ano. Vejamos qual será o resultado...

1- Animal Farm - George Orwell

Na minha opinião, os melhores livros são aqueles que nos dão uma facada, já dizia Kafka. E Animal Farm, fere. Só resta descobrir a razão, lendo-o.

2- Fahrenheit 451- Ray Bradbury

Um romance que versa sobre um futuro imaginado brilhantemente por Bradbury... pessimista ou não, rende muita reflexão! Pense em um universo onde os bombeiros têm a incrível missão de queimar livros. Só a partir disso, já dá para perceber como as coisas se desenvolvem.

3- O alienista (A causa secreta- conto) - Machado de Assis

Resolvi inserir como bonus track juntamente com a novela "O alienista", o conto "A causa secreta". Posso garantir que ambos são surpreendentes, mas o conto abala mais do que o livro. Recomendadíssimos.

4- Cães da Província - Luiz Antonio de Assis Brasil

Um romance histórico que prende a atenção do leitor da primeira até a última página. Com uma descrição minuciosa e nunca entediante da Porto Alegre do século XIX, Assis Brasil nos leva às questões do que é normal ou insano na sociedade.

5- No silêncio de Deus- Patrícia Reis

É difícil tu gostar de algo que lê no período da graduação, mas esse ano tive muita sorte com relação às literaturas portuguesa e brasileira. Pude conhecer coisas novas, como é o caso desse belo romance, profundamente triste, e ao mesmo tempo, impactante.

6- A arte da ficção - David Lodge

Cheguei a comentar algo sobre esse livro em algum blog (talvez até aqui mesmo). O mais engraçado é que a gente fica com vontade de ler os livros que o Lodge usa para ilustrar as categorias da narrativa... Ulisses (Joyce) já está na minha lista, embora a pessoa precise de muiiita disposição para tal!

7- A relíquia- Eça de Queirós

Mais uma preciosidade oriunda das aulas de Literatura Portuguesa... gostei bastante desse livro apesar de ter uma parte sobre a peregrinação de Teodorico Raposo que me deixou bastante entediada. No entanto, o momento ápice da obra é alcançado com maestria. Nota 10!

8- Scarpetta- Patricia Cornwell

Como não poderia deixar de faltar na lista um romance policial que não tem nada a ver com leituras acadêmicas, entra para o top 10 esse thriller da Cornwell que é de-mais. Recomendo todos os livros da série sobre a legista Kay Scarpetta!

9- Contos gauchescos - Simões Lopes Neto

Confesso que só li esse livro esse ano mesmo, vergonhoso! O vocabulário exige bastante até mesmo de quem é gaúcho. O cerne dos contos é muito interessante. Muito dez!

10- O eterno marido- Dostoiévski

Uma lista de top 10 livros jamais deixaria de contar com esse grande autor. O eterno marido nos leva a níveis de tensão inimagináveis. Um teaser: marido traído e traidor passam um tempo juntos, cada qual tentando descobrir se o outro sabe da traição ou não. Em cima do muro, a dúvida permeia o romance. É pra devorar!


Odeio o Natal. O Ano Novo vai me deprimir menos porque 2011 foi ótimo, mesmo com toda a loucura de último ano da faculdade.

Mesmo assim, tudo de bom para quem lê. Não porque seja Natal, mas porque isso é o que se deseja sempre para as pessoas! Away!

1 comment:

Nathaniel said...

Sobre Ulysses, do Joyce: saíra uma nova tradução pelo selo Penguin-Cia das Letras no início de 2012, pois a toda a obra do escritor irlandês se tornará de domínio público.

Provavelmente sairá caro, mas não tanto quanto a versão atual da Alfaguara (que fica próxima dos R$100!).

Abraço!